Especialidades

Cardiologia

A especialidade médica de Cardiologia tem seu estudo dedicado ao diagnóstico e tratamento de todas as doenças relacionadas aos sistemas cardiovascular (coração, veias, artérias) e circulatório.

O Médico especialista em Cardiologia realiza também trabalhos de reabilitação dos pacientes, além de aconselhamento para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e a mudança de comportamentos considerados prejudiciais à saúde.

Conheça abaixo algumas doenças tratadas pela especialidade:

Hipertensão (Pressão alta)

A Hipertensão é caracterizada pelo nível elevado de pressão sanguínea nas artérias. O problema faz com que o coração tenha que exercer um maior esforço para fazer com que o sangue seja distribuído pelo corpo.

Em 90% dos casos a Hipertensão é hereditária, mas existem fatores agravantes para o problema como: tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, estresse, obesidade, elevado consumo de sal e falta de atividade física.

O diagnóstico é realizado através do exame de pressão e a prevenção é realizada através de mudança de hábitos, como ter um estilo de vida saudável, deixando de ser sedentário e fazendo uma alimentação adequada.

Arritmia Cardíaca

A Arritmia Cardíaca é caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos cardíacos, podendo ser sintoma de algum problema ou do desequilíbrio do próprio órgão.

Os sintomas da Arritmia Cardíaca são: palpitações no coração, queda de pressão, fadiga, falta de ar, enjoos e vertigem. O diagnóstico é realizado através de histórico clínico, exame físico e caso necessário, eletrocardiograma.

O tratamento busca intervir na origem da Arritmia, podendo ser necessária a utilização de antiarrítmicos ou intervenção cirúrgica.

Sopro no coração

O Sopro no Coração pode tanto ser funcional ou fisiológico, como patológico em decorrência de defeitos no órgão.

Os sopros patológicos podem ser congênitos ou adquiridos e são provocados devido a doenças nas válvulas cardíacas. O diagnóstico é realizado por meio da utilização de estetoscópio, podendo ser necessário o encaminhamento do paciente para a realização de exames complementares como: Ecocardiograma e Raio-X.

O problema, quando patológico causa sintomas como: falta de ar, tosse crônica, fígado inchado, dor no peito, falta de apetite, tontura, desmaio, entre outros.

O tratamento para sopro patológico requer intervenção cirúrgica. O sopro fisiológico, diferente do patológico, não apresenta sintomas e o paciente pode levar uma vida sem restrições.

Caso sinta necessidade de se consultar com um Médico Cardiologista em Lins, agende uma consulta conosco. Será um prazer atendê-lo.

Conheça os Médicos que cuidarão de você nesta especialidade:
Open chat