Especialidades

Cirurgia do Aparelho Digestivo

A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que trata as doenças benignas e malignas que acometem o sistema gastrointestinal, que inclui desde o esôfago até o reto e o canal anal. Além disso também são tratadas pela especialidade as glândulas anexas como o fígado, o pâncreas e as vias biliares.
 
Conheça abaixo algumas das doenças tratadas nesta especialidade:
Refluxo Gastroesofágico
O Refluxo Gastroesofágico (DRGE), popularmente conhecido como azia, se caracteriza pelo retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, cuja mucosa não está preparada para receber substâncias ácidas e irritantes, também podendo atingir a laringe, os pulmões e a boca.
 
O tratamento da doença pode ser clínico ou cirúrgico. O método clínico consiste na administração de medicamentos com o objetivo de diminuir a produção de ácido produzido pelo estômago e a motilidade do esôfago.
 
Já o método cirúrgico pode ser realizado por laparoscopia, que é indicada nos casos de hérnia de hiato, para os pacientes que não respondem bem ao tratamento clínico ou quando é preciso utilizar uma válvula anti-refluxo.
Colelitíase

A Colelitíase ou  popularmente conhecida como pedra na vesícula, caracteriza-se pela presença de cálculos na vesícula biliar. Esses cálculos se formam quando o líquido armazenado na vesícula biliar se cristaliza em um material semelhante a uma pequena pedra.

O tratamento é feito através da cirurgia colecistectomia, que pode ser de dois métodos:


Colecistectomia aberta:
 Neste procedimento é realizado uma incisão no abdome do paciente para remoção do cálculo ou da vesícula por completo.


Colecistectomia Videolaparoscópica: 
Consiste no tratamento cirúrgico do qual a vesícula é removida através de uma pequena incisão abdominal usando um tubo com iluminação. Neste método por ser menos invasivo que o anterior, o tempo de recuperação é bem menor.
Hérnia Inguinal

Trata-se de uma protuberância que surge na região da virilha, geralmente em homens, que comumente acontece quando uma parte do intestino sai através de um ponto fraco dos músculos abdominais.

Existem dois tipos, a Hérnia inguinal direta que acontece geralmente em adultos e idosos após um grande esforço, como segurar um objeto muito pesado, e a Hérnia inguinal indireta que atinge mais os bebês e tem um caráter congênito.

Em ambos os casos, o tratamento se faz por meio de cirurgia.

Caso sinta necessidade de se consultar com um Cirurgião do Aparelho Digestivo em Lins, agende uma consulta conosco. Será um prazer atendê-lo.

Conheça os Médicos que cuidarão de você nesta especialidade: