Especialidades
Ginecologia e Obstetrícia

Responsável pelo cuidado da saúde feminina, o Médico Ginecologista/Obstetra é especialista na prevenção e no tratamento de doenças relacionadas ao aparelho reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. Além disso, também acompanha todos os aspectos relacionados à gravidez, atuando no cuidado da saúde da mãe e do bebê.
Conheça abaixo algumas doenças tratadas pela especialidade:
Candidíase
A candidíase afeta cerca de 75% das mulheres e apresenta os sintomas: corrimento esbranquiçado, coceira, escoriações na região vulvar e coloração vermelha na vagina.
O problema ocorre quando a resistência do corpo cai, facilitando a multiplicação do fungo já presente no corpo feminino e o diagnóstico é feito através de exame clínico e corrimento.
O tratamento e a prevenção requerem algumas mudanças habituais: evitar alguns tipos de vestuários, evitar duchas vaginais, não utilizar desodorantes íntimos, utilizar camisinha e não realizar a prática sexual durante o tratamento.
Endometriose
Caracterizada pela presença do endométrio fora do útero, a Endometriose causa cólicas menstruais intensas, dor durante a relação sexual, fadiga crônica, dificuldade para engravidar e infertilidade.
O problema pode ocorrer a partir do primeiro ciclo menstrual e pode se estender até o último. O diagnóstico é realizado por meio de exame físico, ultrassom e exames ginecológicos.
O tratamento pode ser realizado em duas vertentes, cirúrgico ou por meio de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e outros.
Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
A Síndrome dos Ovários Policísticos é provocada pela alteração nos níveis hormonais, levando a formação de cistos nos ovários.
Os sintomas do problema são: atrasos na menstruação, aumento dos pelos no rosto, seio e abdômen, obesidade e acne. Casos mais graves da doença podem predispor problemas como a diabetes, infertilidade e câncer no endométrio.
O tratamento do problema é realizado via anticoncepcionais orais, cirurgia, dieta e atividade física.
HPV – Papiloma Vírus Humano
O HPV é uma doença sexualmente transmissível que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos.
O principal sintoma do problema, quando sintomático clínico, é o aparecimento de verrugas genitais. Também ocorrem sintomas como queimação, dor e sangramento. Existem ainda os sintomas subclínicos (não visíveis a olho nu), como lesões no colo do útero.
O diagnóstico é realizado por meio de exames ginecológicos e laboratoriais. O HPV pode ser controlado, mas ainda não existe cura para o vírus. É de extrema importância que seja realizado o tratamento da doença, cerca de 99% das mulheres com câncer de colo do útero, tiveram contaminação por HPV.