Especialidades

Ortopedia/Traumatologia

A especialidade Médica de Ortopedia tem seu estudo voltado para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças, traumas e deformidades relacionadas ao aparelho locomotor humano, composto pelos ossos, músculos, ligamentos e articulações.

Compete ao Ortopedista a especialização na subespecialidade de Traumatologia, tendo como principal papel o cuidado de lesões causadas pelo uso de força física excessiva ou por contusões, estando apto a elaborar planos de reabilitação para o sistema locomotor ósseo e muscular em caso de acidentes, e outros traumas.

O Médico Ortopedista pode também realizar acompanhamento esportivo para atletas iniciantes ou de alto rendimento, levando em consideração as particularidades de cada esporte.

Conheça algumas doenças tratadas pelo especialista:

Escoliose

Caracterizada pelo desalinhamento da coluna vertebral, a escoliose é uma deformidade que ocorre quando a coluna se contorce em seu próprio eixo, podendo inclinar-se para frente, para trás ou para os lados. É uma condição que afeta mulheres com mais frequência e pode se manifestar desde a infância.

Testes clínicos e exames de imagem são utilizados para diagnóstico tanto do tipo de escoliose quanto de seu grau de desalinhamento.

 O não tratamento da escoliose pode resultar em diversas complicações de saúde. Consulte seu médico.

Lesões musculares

Comuns de atingirem o quadril e as coxas, as lesões de distensão e estiramento podem ter diversas causas, contrações rápidas, postura inadequada, falta de aquecimento e musculatura encurtada, são alguns exemplos.

As lesões musculares são divididas em três graus de gravidade, onde o grau III, o mais severo, pode até impedir a função do membro em questão.

O tratamento é realizado com base no grau definido, onde o grau II e III necessitam de acompanhamento médico.

Fraturas ósseas

As fraturas ósseas podem ocorrer em qualquer região óssea do corpo e possuem diversas classificações como: aberta ou fechada, ruptura parcial ou total. Nesta classificação a fratura aberta (quando ocorre rompimento da pele), é considerada mais grave devido ao alto risco de infecção.

Essas fraturas ocorrem geralmente em decorrência de algum impacto, queda ou esmagamento, podendo estar associada também à lesão de tecidos moles.

A fratura é facilmente percebida, sendo geralmente confirmada através da realização de exames radiológicos.

Caso sinta necessidade de se consultar com um Ortopedista/Traumatologista em Lins, agende uma consulta conosco. Será um prazer atendê-lo.

Conheça os Médicos que cuidarão de você nesta especialidade:
Open chat