Especialidades

Otorrinolaringologia

O Médico Otorrinolaringologista, estuda, diagnostica, trata e previne problemas relacionados ao nariz, ouvido e boca. O tratamento e prevenção podem ser realizados por meio de medicamentos, procedimento cirúrgicos ou reabilitação.

Conheça abaixo algumas doenças tratadas pela especialidade:

Sinusite

Podendo ser de natureza viral, bacteriana ou fúngica, a Sinusite é caracterizada pela inflamação da mucosa de um ou mais seios paranasais.

O problema pode ainda ser caracterizado como agudo, quando os sintomas têm duração inferior a 4 semanas ou crônico, quando os sintomas têm duração superior a 12 semanas.

Os sintomas em ambos os tipos de problemas são:

  • Dor ou pressão facial
  • Obstrução nasal com corrimento
  • Febre
  • Cefaleias

O diagnóstico é feito por avaliação de histórico clínico e exames complementares, variando de acordo com o tipo de Sinusite.

Labirintite

A Labirintite é uma doença caracterizada pela inflamação do labirinto, ocasionada por microrganismos que lesionam a região. O problema causa alterações no equilíbrio e na audição.

O problema pode ter causas virais, bacterianas ou inflamatórias e não possui exame específico para diagnóstico, sendo feita por meio de avaliação clínica.

O tratamento é realizado por meio de repouso e boa hidratação. Podendo ser necessário a utilização de medicamentos para combater as vertigens, enjoos, antivíricos ou antibióticos, dependendo da origem do problema.

Desvio de Septo Nasal

O Desvio de Septo Nasal ocorre quando uma narina é maior do que a outra. A diferença no tamanho, faz com que a narina menor tenha menos espaço para a passagem de ar, dificultando a respiração.

Não existe um sintoma específico para o problema, porém, são comuns relatos de pessoas que sofrem com nariz entupido, cefaleia, dores na face e ronco, provenientes do desvio de septo.

O diagnóstico é realizado utilizando um equipamento que permite a visualização do interior do nariz.

Caso as consequências do problema sejam apresentadas de maneira constante, é necessária a intervenção cirúrgica, corrigindo o desvio e eliminando os sintomas.

Caso sinta necessidade de se consultar com um Médico Otorrinolaringologista em Lins, agende uma consulta conosco. Será um prazer atendê-lo.

Conheça os Médicos que cuidarão de você nesta especialidade: