Especialidades
Cardiologia

O Cardiologista estuda as doenças que acometem o coração e os demais componentes do sistema circulatório.
O especialista lida com o diagnóstico e tratamento das doenças e disfunções do coração, como são conhecidas.
O profissional realiza consultas com o paciente, analisa o seu histórico familiar, solicita exames e analisa os seus resultados.
Exames da Cardiologia:
- Exames laboratoriais;
- Eletrocardiograma;
- Ecocardiograma;
- Testes físicos;
- Teste ergométrico;
- Ressonância magnética.
Doenças tratadas pela especialidade:
Hipertensão (Pressão alta)
A Hipertensão é caracterizada pelo nível elevado de pressão sanguínea nas artérias. O problema faz com que o coração tenha que exercer um maior esforço para fazer com que o sangue seja distribuído pelo corpo.
Em 90% dos casos a Hipertensão é hereditária, mas existem fatores agravantes para o problema como: tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, estresse, obesidade, elevado consumo de sal e falta de atividade física.
O diagnóstico é realizado através do exame de pressão e a prevenção é realizada através de mudança de hábitos, como ter um estilo de vida saudável, deixando de ser sedentário e fazendo uma alimentação adequada.
Arritmia Cardíaca
A Arritmia Cardíaca é caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos cardíacos, podendo ser sintoma de algum problema ou do desequilíbrio do próprio órgão.
Os sintomas da Arritmia Cardíaca são: palpitações no coração, queda de pressão, fadiga, falta de ar, enjoos e vertigem. O diagnóstico é realizado através de histórico clínico, exame físico e caso necessário, eletrocardiograma.
O tratamento busca intervir na origem da Arritmia, podendo ser necessária a utilização de antiarrítmicos ou intervenção cirúrgica.
Sopro no coração
O Sopro no Coração pode tanto ser funcional ou fisiológico, como patológico em decorrência de defeitos no órgão.
Os sopros patológicos podem ser congênitos ou adquiridos e são provocados devido a doenças nas válvulas cardíacas. O diagnóstico é realizado por meio da utilização de estetoscópio, podendo ser necessário o encaminhamento do paciente para a realização de exames complementares como: Ecocardiograma e Raio-X.
O problema, quando patológico causa sintomas como: falta de ar, tosse crônica, fígado inchado, dor no peito, falta de apetite, tontura, desmaio, entre outros.
O tratamento para sopro patológico requer intervenção cirúrgica. O sopro fisiológico, diferente do patológico, não apresenta sintomas e o paciente pode levar uma vida sem restrições.