Compromisso com o seu bem-estar!

Whatsapp

(14) 99851-3619

Telefone

(14) 3522-3505

Especialidades

Ginecologia e Obstetrícia

A Ginecologia literalmente significa “a ciência da mulher”, mas na medicina é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. Quase todos os Ginecologistas atuais são também Obstetras.

Ginecologia e Obstetrícia é o nome de uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil.

Os principais problemas tratados com um Ginecologista são:

  • Câncer dos órgãos reprodutivos incluindo ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva;
  • Incontinência urinária;
  • Amenorréia (ausência dos períodos menstruais);
  • Dismenorréia (períodos menstruais dolorosos – cólicas);
  • Infertilidade e fertilidade;
  • Menorragia;
  • Prolapso dos órgãos pélvicos;
  • Cervicite / Corrimento / Infecção vaginal;
  • Doença Inflamatória Pélvica;
  • Cisto Ovariano;
  • Mioma.

Doenças tratadas pela especialidade:

Candidíase

A candidíase afeta cerca de 75% das mulheres e apresenta os sintomas: corrimento esbranquiçado, coceira, escoriações na região vulvar e coloração vermelha na vagina.

O problema ocorre quando a resistência do corpo cai, facilitando a multiplicação do fungo já presente no corpo feminino e o diagnóstico é feito através de exame clínico e corrimento.

O tratamento e a prevenção requerem algumas mudanças habituais: evitar alguns tipos de vestuários, evitar duchas vaginais, não utilizar desodorantes íntimos, utilizar camisinha e não realizar a prática sexual durante o tratamento.

Endometriose

Caracterizada pela presença do endométrio fora do útero, a Endometriose causa cólicas menstruais intensas, dor durante a relação sexual, fadiga crônica, dificuldade para engravidar e infertilidade.

O problema pode ocorrer a partir do primeiro ciclo menstrual e pode se estender até o último. O diagnóstico é realizado por meio de exame físico, ultrassom e exames ginecológicos.

O tratamento pode ser realizado em duas vertentes, cirúrgico ou por meio de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e outros.

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

A Síndrome dos Ovários Policísticos é provocada pela alteração nos níveis hormonais, levando a formação de cistos nos ovários.

Os sintomas do problema são: atrasos na menstruação, aumento dos pelos no rosto, seio e abdômen, obesidade e acne. Casos mais graves da doença podem predispor problemas como a diabetes, infertilidade e câncer no endométrio.

O tratamento do problema é realizado via anticoncepcionais orais, cirurgia, dieta e atividade física.

HPV – Papiloma Vírus Humano

O HPV é uma doença sexualmente transmissível que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos.

O principal sintoma do problema, quando sintomático clínico, é o aparecimento de verrugas genitais. Também ocorrem sintomas como queimação, dor e sangramento. Existem ainda os sintomas subclínicos (não visíveis a olho nu), como lesões no colo do útero.

O diagnóstico é realizado por meio de exames ginecológicos e laboratoriais. O HPV pode ser controlado, mas ainda não existe cura para o vírus. É de extrema importância que seja realizado o tratamento da doença, cerca de 99% das mulheres com câncer de colo do útero, tiveram contaminação por HPV.

Caso sinta necessidade de se consultar com um Médico Ginecologista em Lins, agende uma consulta conosco. Será um prazer atende-la.

Conheça os Médicos que cuidarão de você nesta especialidade:
Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?