Especialidades
Ortopedia/Traumatologia

O Médico Ortopedista é o profissional especializado em diagnosticar, tratar e acompanhar todo o sistema locomotor do ser humano (músculos, ossos, ligamentos e articulações).
A Ortopedia cuida exatamente dessas partes, que estão presentes praticamente, por todo o corpo e que podem sofrer lesões e traumas por diversos motivos. Pode ser um simples mau jeito, excesso de esforço, sedentarismo e, até mesmo, o avanço natural da idade.
Assim como qualquer outra especialidade, o Médico Ortopedista pode consultar pacientes, diagnosticar doenças, solicitar exames diversos, receitar medicamentos, tratamentos e acompanhá-los.
O Médico Ortopedista pode também realizar acompanhamento esportivo para atletas iniciantes ou de alto rendimento, levando em consideração as particularidades de cada esporte.
Conheça algumas doenças tratadas pelo especialista:
Escoliose
Caracterizada pelo desalinhamento da coluna vertebral, a escoliose é uma deformidade que ocorre quando a coluna se contorce em seu próprio eixo, podendo inclinar-se para frente, para trás ou para os lados. É uma condição que afeta mulheres com mais frequência e pode se manifestar desde a infância.
Testes clínicos e exames de imagem são utilizados para diagnóstico tanto do tipo de escoliose quanto de seu grau de desalinhamento.
O não tratamento da escoliose pode resultar em diversas complicações de saúde. Consulte seu médico.
Lesões musculares
Comuns de atingirem o quadril e as coxas, as lesões de distensão e estiramento podem ter diversas causas, contrações rápidas, postura inadequada, falta de aquecimento e musculatura encurtada, são alguns exemplos.
As lesões musculares são divididas em três graus de gravidade, onde o grau III, o mais severo, pode até impedir a função do membro em questão.
O tratamento é realizado com base no grau definido, onde o grau II e III necessitam de acompanhamento médico.
Fraturas ósseas
As fraturas ósseas podem ocorrer em qualquer região óssea do corpo e possuem diversas classificações como: aberta ou fechada, ruptura parcial ou total. Nesta classificação a fratura aberta (quando ocorre rompimento da pele), é considerada mais grave devido ao alto risco de infecção.
Essas fraturas ocorrem geralmente em decorrência de algum impacto, queda ou esmagamento, podendo estar associada também à lesão de tecidos moles.
A fratura é facilmente percebida, sendo geralmente confirmada através da realização de exames radiológicos.