Especialidades
Otorrinolaringologia

Conheça abaixo algumas doenças tratadas pela especialidade:
Sinusite
Podendo ser de natureza viral, bacteriana ou fúngica, a sinusite é caracterizada pela inflamação da mucosa de um ou mais seios paranasais.
O problema pode ainda ser caracterizado como agudo, quando os sintomas têm duração inferior a 4 semanas ou crônico, quando os sintomas têm duração superior a 12 semanas.
Os sintomas em ambos os tipos de problemas são:
- Dor ou pressão facial
- Obstrução nasal com corrimento
- Febre
- Cefaleias
O diagnóstico é feito por avaliação de histórico clínico e exames complementares, variando de acordo com o tipo de sinusite.
Labirintite
O problema pode ter causas virais, bacterianas ou inflamatórias e não possui exame específico para diagnóstico, sendo feita por meio de avaliação clínica.
O tratamento é realizado por meio de repouso e boa hidratação. Podendo ser necessário a utilização de medicamentos para combater as vertigens, enjoos, antivíricos ou antibióticos, dependendo da origem do problema.
Desvio de Septo Nasal
Não existe um sintoma específico para o problema, porém, são comuns relatos de pessoas que sofrem com nariz entupido, cefaleia, dores na face e ronco, provenientes do desvio de septo.
O diagnóstico é realizado utilizando um equipamento que permite a visualização do interior do nariz.
Caso as consequências do problema sejam apresentadas de maneira constante, é necessária a intervenção cirúrgica, corrigindo o desvio e eliminando os sintomas.