Especialidades

Dermatologia

Além de orientar sobre cuidados gerais e solucionar problemas estéticos, o Médico Dermatologista atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da pele, pelo, mucosas, cabelos e unhas.

A especialidade atua também em procedimentos Médicos Estéticos, Cirúrgicos e Oncológicos.

Conheça abaixo algumas doenças tratadas pela especialidade:

Câncer de pele

Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol, o câncer de pele atinge em sua maioria pessoas com idade acima de 40 anos, sendo considerado raro em crianças.

O câncer de pele pode ser dividido em dois tipos, câncer de pele melanoma e câncer de pele não melanoma.

Podendo aparecer em qualquer parte do corpo, o câncer de pele melanoma, é o tipo mais grave da doença. O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom, caso seja detectado em sua fase inicial.

Mais comum no Brasil, o câncer de pele não melanoma, quando detectado e tratado precocemente, tem alta chance de cura. É o tumor de pele com menor taxa de mortalidade, entretanto apresenta sequelas se não tratado de maneira adequada.

Os dois tipos possuem sintomas como:

  • Manchas que causam coceira, descamam ou sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, cor ou forma;
  • Feridas que não cicatrizam em até 4 semanas.

O diagnóstico da doença é realizado através de exame clínico, podendo-se recorrer a utilização do exame de dermatoscopia. A confirmação do diagnóstico é feita através de biópsia.

O tratamento varia de acordo com o grau de desenvolvimento da doença, podendo ser recomendada a realização de cirurgia oncológica, até radioterapia ou quimioterapia.

 

    Vitiligo

    O Vitiligo é uma doença que causa a perda gradativa da coloração da pele, causando manchas pelo corpo.

    A doença ainda não teve suas causas confirmadas, porém o tratamento mostra-se altamente efetivo ao cessar o aumento das lesões e realizar a repigmentação da pele.

    Apesar de a maioria dos pacientes não manifestarem sintomas além da descoloração da pele, existem relatos de sensibilidade e dor na área afetada.

    Acne

    Caracterizada pela inflamação das glândulas sebáceas, a Acne atinge cerca de 90% dos adolescentes e 50% da população adulta, a inflamação provoca cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes.

    O problema aparece com maior frequência no rosto, peito e costas e existe ainda o fator hereditário, quando o filho de pai e mãe que tiveram acne, apresenta maior chance para o problema.

    A Acne possui diferentes graus de gravidade, sendo I o mais leve e IV o grau mais grave, chegando a resultar em cicatrizes.

    O recomendado é que o problema seja tratado o mais precocemente possível, de maneira a manter e evitar que a sujeira e o óleo da pele entrem em contato com os poros, reduzindo o processo de inflamação.

    Rosácea

    Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele, que se manifesta principalmente no centro da face, podendo se expandir para as bochechas, nariz, testa e queixo.

    O problema afeta geralmente pessoas com idade entre 30 e 50 anos. Apesar de ser mais comum em mulheres, homens são afetados de maneira mais severa.

    O tratamento pode ser tópico (local), sistêmico (com antibióticos por via oral), ou cirúrgico utilizando laser.  A indicação varia de acordo com o grau de evolução do caso, com objetivo de deter ou, quando possível, reverter o quadro.

    Caso sinta necessidade de se consultar com um Médico Dermatologista em Lins, agende uma consulta conosco. Será um prazer atendê-lo.

    Conheça os médicos que cuidarão de você nesta especialidade: